Advogados Públicos de todo o Brasil comparecerem ao Edifício Sede da Advocacia-Geral da União na manhã desta quarta-feira (20) para mais um ato pela valorização das carreiras e por uma melhor estrutura de trabalho. A iniciativa é parte da Companha de Mobilização da Advocacia Pública Federal em favor da aprovação das PECs 443/2009 e 82/2007.
Durante o ato, os advogados pediram a imediata votação das propostas que tramitam no Congresso Nacional e discorreram sobre as carências estruturais que a AGU está enfrentando. Por fim, reiteraram a Campanha pela Entrega de Cargos e Compromissos de não assumir os cargos de confiança enquanto as reivindicações não forem atendidas.
Após o ato, a diretoria da AGU convidou os Advogados para uma reunião, a fim de discutir as demandas. Diante dos dirigentes da instituição, advogados das quatro carreiras apresentaram os problemas físicos, estruturais e orçamentários que enfrentam na atuação diária.
O advogado-geral da União substituto, Fernando Luiz Albuquerque, o procurador-geral da União, Paulo Kuhn, e o procurador-geral federal, Renato Vieira ouviram as demandas dos colegas e se comprometeram a buscar soluções para os problemas apresentados. Fernando Luiz afirmou que levaria as demandas ao Advogado-Geral da União.
Em relação às Propostas de Emenda Constitucional, o AGU substituto reiterou o apoio da diretoria da AGU aos pleitos. Para tal, lembrou do Comitê de Interlocução criado para analisar o tema. Segundo Fernando Luiz Albuquerque, o comitê está em negociação com o Executivo a fim de demonstrar a urgente necessidade de aprovação das PECs.
Ao final da reunião, os Advogados Públicos presentes reiteraram o compromisso de se manterem mobilizados até a aprovação das propostas, neste momento histórico para a valorização da Advocacia-Geral da União e, principalmente, de seus membros.