Brasília/DF | 30/09/2023
banner
post image
31/05/2012

Advogados públicos são agraciados com a medalha Miranda Lima


Nessa terça-feira (29/05), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Distrito Federal (OAB/DF) comemorou 52 anos com a entrega da Medalha Miranda Lima a 103 agraciados. O Conselho Tutelar da medalha instituiu a comenda em maio de 2010, para homenagear pessoas físicas e entidades, pelos relevantes serviços prestados à Seccional, à Justiça, ao Direito, às causas sociais, à cidadania e ao aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas.

Dentre eles, nove integram os quadros das carreiras jurídicas da Advocacia Geral da União: o Procurador da Fazenda Nacional e Presidente do Forvm Nacional da Advocacia Pública Federal Allan Titonelli Nunes; a Advogada da União e Procuradora Regional da PRU 1ª Região Ana Luisa Figueiredo de Carvalho; o Procurador Federal e Secretário Geral e Diretor de Assuntos Jurídicos do Forvm Antônio Rodrigues da Silva; a Advogada da União e Procuradora Geral da União Hélia Maria Oliveira Bettero; a Advogada da União, Presidente da Anajur, Vice-Presidente do Forvm e membro da Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF Joana d’Arc Alves Barbosa Vaz de Mello; o Procurador da Fazenda Nacional e Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação Jorge Rodrigo Araújo Messias; o Procurador Federal e Adjunto do Advogado Geral da União José Weber Holanda Alves; e os Procuradores Federais Vera Lúcia Miranda Sarmet e Celso Renato D’avila.

Desses, integram o quadro da Anajur a Presidente da associação, Joana Mello, e Procuradora Regional da PRU 1ª Região, Ana Luisa Figueiredo de Carvalho. Joana Mello ressaltou que ficou “muito orgulhosa porque a OAB/DF é minha casa e muito tem feito pelos advogados, pelo Brasil e pela democracia. Hoje a noite é só de comemorações”.
Segundo ela, a homenagem a tantos membros da advocacia pública federal demonstra o reconhecimento ao árduo trabalho daqueles que defendem o Estado Democrático de Direito. Ela lembrou a atuação da Presidente da Comissão Nacional da Advocacia Pública do Conselho Federal da OAB, Meire Lúcia Motta, “verdadeira guerreira incansável na constante defesa das prerrogativas dos advogados públicos”.

Durante a cerimônia, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Ayres Britto, que também recebeu a medalha, afirmou que “é uma honra receber da OAB/DF essa comenda que leva o nome de um benemérito que passou por este mundo de aquém-túmulo e não perdeu a viagem. Fico mais feliz ainda porque a medalha me foi entregue por Francisco Caputo, querido amigo, grande presidente e cidadão, motivos, portanto, somados para me deixar particularmente feliz na noite de hoje. É um vínculo a mais com a OAB/DF, que é porta-voz da sociedade civil legitimada historicamente – não só juridicamente – de maneira que mais esse laço que me prende à Seccional do DF me deixa agradecido”.
Em 2011, a atual Secretária Geral da Anajur, Nicóla Barbosa de Azevedo da Motta e o Vice-Presidente da Anpprev, Carlos Domingos Mota Coelho, também foram agraciados com a comenda.

Assessoria de Comunicação Social da Anajur