Brasília/DF | 30/09/2022
banner
post image
15/06/2022

AGU Substituto destaca atuação da Advocacia Pública em audiência na Câmara


O Advogado-Geral da União Substituto, Adler Anaximandro de Cruz e Alves, participou de audiência pública no Grupo de Trabalho criado pela Câmara dos Deputados para discutir o aperfeiçoamento da Advocacia Pública Federal. O encontro ocorreu nesta terça-feira, 14 de junho, no Plenário 9 da Câmara dos Deputados.

Dr. Adler expôs a “Perspectiva da AGU sobre a Advocacia Pública Federal”. O encontro serviu para apresentar aos parlamentares as atribuições exercidas pela AGU e o papel dos Advogados Públicos na efetivação das políticas públicas e na defesa no país.

Um dos pontos de destaque da exposição do Dr. Adler foi a necessidade da consolidação das carreiras de apoio da AGU. Ele informou que há menos de um servidor de apoio para cada membro da instituição, o que destoa do tratamento é da estrutura dados às outras funções essenciais à justiça. Por isso, apontou a necessidade de se discutir o Projeto de Lei 6788/2017, que tramita na Câmara dos Deputados.

Dr. Adler destacou também o relevante papel da AGU na defesa do erário e os ganhos para o país. “Somente no ano de 2021, somadas as vitórias da Advocacia-Geral da União, foram economizados ao erário 418 bilhões de reais. Se todas essas ações viessem a ter a União como sucumbente, imaginem a discussão da lei orçamentária com mais essa conta para pagar”, destacou o AGU substituto.

O presidente do Grupo, Deputado Paulo Magalhães, afirmou que os parlamentares pretendem, em breve, apresentar um trabalho à nação em parceria com membros da Advocacia Pública com vistas a mostrar ao povo brasileiro o trabalho realizado pela AGU. Já o relator do GT, Deputado André Figueiredo, destacou o trabalho de advocacia preventiva exercido pela AGU, exaltando o relevante papel do Advogados Públicos na busca por soluções consensuais dos conflitos.

O GT convocou a próxima reunião para o dia 28 de junho, com a presença do Advogado-Geral da União, Bruno Bianco.

Para assistir à audiência completa, acesse: https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/2777/