Na manhã desta terça-feira (11), os membros da Anajur participaram da Sessão Solene realizada na Câmara dos Deputados em homenagem ao Dia do Advogado. O evento foi proposto pelos deputados Rogério Rosso (PSD/DF) e Alexandre Baldy (PSDB/GO).
Durante o encontro, os deputados se revezaram na tribuna da Casa para prestar as homenagens a todos os Advogados presentes. Rogério Rosso, como presidente da mesa, foi o primeiro a se manifestar. Ele destacou a participação do Advogado na segurança do Estado. “Neste momento em que o país e as instituições inspiram reflexão, os desfechos se darão na proporção de nossas ações como advogados e cidadãos, sempre com o espírito coletivo na frente dos individuais”, afirmou o parlamentar.
Por ocasião da conclusão da análise da PEC 443/2009, que voltaria a ser apreciada no mesmo dia pelo Plenário, muitos deputados direcionaram o seu discurso para o papel dos Advogados Públicos. O deputado Alessandro Molon (PT/RJ) lembrou da importância da aprovação da PEC 443/2009. “Quem ganha com isso não são apenas os Advogados Públicos, mas o Estado Democrático de Direito. Os Advogados não deixarão de sempre defender a democracia e a Constituição”, concluiu Molon.
O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado Coelho, também participou do encontro. Ele destacou a importância da advocacia no atual momento do país. “O Estado Democrático de Direito tem duas premissas básicas, que devem ser cumpridas por todos: o cumprimento das garantias constitucionais de todos os cidadãos, principalmente as cláusulas pétreas da Carta Cidadã, e a segurança jurídica para atravessa a crise econômica, política e ética para termos a retomada do desenvolvimento”, completou o presidente da Ordem.
*Com informações: ASCOM/CFOAB