A Anajur adere, neste mês, à campanha Setembro Verde. A ação tem o objetivo de promover conscientização sobre a importância da doação de órgãos e reúne esforços do Ministério da Saúde e de ONGs voltadas ao tema. No Brasil, no primeiro trimestre de 2022, mais de 56 mil pessoas aguardavam transplantes.
Os números têm caído desde o início da pandemia. De acordo com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, mesmo com a vacinação e com o arrefecimento da crise sanitária da Covid-19, as taxas de doação e transplante continuam caindo.
O percentual de doadores, por exemplo, caiu 8,6% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Entre os principais motivos, está a recusa da família em doar os órgãos – 46% dos familiares entrevistados foram contrários à doação.
“Vamos aderir à campanha para destacar a importância de se debater o tema. Um doador de órgãos pode salvar muitas vidas e beneficiar vários receptores”, afirma a presidente da Anajur, Ruth Miller.
Foto: Reprodução