Brasília/DF | 30/09/2022
banner
post image
30/07/2021

Governo alerta sobre riscos de golpes em sites falsos


O Ministério da Economia alerta servidores públicos sobre a tentativa de roubo de dados por meio de sites faltos. A Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal da pasta pediu recentemente a suspensão do endereço falso “servidor.sougovbr.online”, em razão da tentativa de roubo dos dados.

O golpe consiste em buscar obter dados dos servidores por meio de aplicativos ou sites que se passam por sites oficiais. A técnica é conhecida como phishing, que consiste em enganar os usuários para obter informações pessoais e usá-las em golpes na internet. Por isso, é preciso cuidado.

Conforme destacado em reportagem da Agência Brasil, a secretaria do Ministério da Economia orienta os servidores federais a digitar o login e a senha do SouGov.br somente no aplicativo baixado da loja virtual oficial do governo.

Caso alguém tenha inserido os dados no site falso ou em qualquer outro que não seja o SouGov.br, o órgão pede a troca imediata da senha do Portal Gov.br e dos sistemas Sigac/Sigepe.

Em caso de dúvidas, os servidores públicos devem entrar em contato com a Unidade de Gestão de Pessoas do seu órgão ou com a Central de Atendimento Sipec, no telefone 0800-978-9009. A central também pode ser acessada pela internet.

Fonte: Agência Brasil