Brasília/DF | 29/09/2022
banner
post image
30/09/2021

Governo destaca Banco de Talentos dos servidores federais


O Portal do Servidor do Governo Federal destacou a inclusão de mais de 100 mil currículos de servidores cadastrados no Banco de Talentos, plataforma digital para apoiar os processos de seleção interna e gestão de talentos da Administração Pública federal. Criado em junho de 2018 como um aplicativo para celular, o Sigepe Banco de Talentos foi migrado, em 29 julho deste ano, para o aplicativo SouGov.br, que reúne outras 27 funcionalidades exclusivas para servidores públicos federais.

O cadastro do currículo no Banco de Talentos é um dos requisitos para a participação em processos seletivos, conforme a Instrução Normativa nº 4, de 28 de dezembro de 2018, que estabeleceu que as seleções públicas realizadas por órgãos ou entidades do Sistema de Pessoal Civil (Sipec) da Administração Pública federal devem receber apenas currículos encaminhados a partir da plataforma.

Para cadastrar o currículo no Banco de Talentos, o servidor precisa ter o aplicativo SouGov.br instalado no celular. A partir da plataforma, o próprio servidor gera um arquivo de seu currículo em PDF e o encaminha por e-mail às unidades promotoras das seleções. Para solicitar afastamento visando realizar ações de desenvolvimento também é necessário ter o currículo cadastrado.

A plataforma pode ser utilizada por servidores da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional para dispor informações sobre sua formação, aptidões e experiências profissionais. É possível também acessar o banco de talentos pelo link: https://sougov.economia.gov.br/sougov/

Fonte: Portal do Servidor