O Governo Federal, por meio do Departamento de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos (Decipex) da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, informa sobre a possibilidade de realização da prova de vida por meio do aplicativo SouGOV.BR, inclusive para aqueles aposentados e pensionistas que tiveram o benefício suspenso em razão da não realização da prova de vida.
Conforme destaca o Governo, quem perdeu o prazo e teve o pagamento suspenso deve fazer a prova de vida digital, desde que possua a biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A comprovação digital é feita por meio da validação facial no aplicativo GOV.BR e as demais etapas são realizadas no SouGOV.BR, pelo aplicativo ou na versão web, onde os aposentados e pensionistas acompanham o processo e obtêm o comprovante do procedimento.
Uma vez realizada a prova de vida, o pagamento será automaticamente restabelecido e efetuado na folha referente ao mês em que houver a comprovação. Por exemplo: se a prova de vida for realizada em fevereiro, o crédito estará disponível em março com acertos retroativos ao mês de suspensão.
O governo destaca que independentemente do canal em que realizou a prova de vida, o aposentado, pensionista ou anistiado deve consultar sua situação pelo aplicativo SouGOV.BR – disponível nas lojas Google Play e App Store – ou pelo computador. Também é possível obter o comprovante e receber notificações para lembrar o prazo da realização da prova de vida.
Com informações do Portal do Servidor.