Brasília/DF | 28/03/2023
banner
post image
14/03/2023

Governo formaliza proposta de reajuste linear de 9% para servidores públicos federais


O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos oficializou, nesta terça-feira (14), proposta de reajuste linear de 9% sobre a atual remuneração total dos servidores federais, além de um aumento em R$ 200 no valor do auxílio-alimentação, válido para funcionários da ativa, com vigência a partir de maio. O documento foi enviado às categorias, que devem se posicionar até o final desta semana.

A nova proposta foi apresentada e debatida em reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente. Caso seja acatada, o governo deverá enviar um Projeto de Lei do Congresso Nacional para adequar o Orçamento de 2023 em função do aumento de despesa.

O reajuste de 9,0% para maio foi anunciado após o governo analisar as contrapropostas apresentadas pelas entidades representativas. A proposição original de 7,8% é abarcada pela lei orçamentária vigente.