Brasília/DF | 29/09/2022
banner
post image
24/12/2021

Mensagem de Natal


Queridos Colegas,

Mais um ano está prestes a chegar ao fim e cabe a mim realizar uma reflexão sobre o trabalho realizado durante o período e agradecer a todos aqueles que fizeram e fazem o dia a dia da nossa associação.

Não foi um ano fácil para todos nós. Ao final do ano passado, tínhamos a esperança de que em 2021 estaríamos juntos e cada vez mais livres das restrições impostas pela pandemia. Infelizmente isto não ocorreu. Vivemos mais um ano buscando nos proteger dos riscos da Covid-19.

Embora tais dificuldades se impusessem, o fato é que as ações e lutas não deram trégua e a Anajur esteve firme e atuante na análise diária do cenário político e administrativo, a fim de desenvolver as ações necessárias para a defesa de todos os nossos direitos. Para nós, coube encontrar meios de promover um trabalho mais moderno e capaz de atender às demandas dos nossos associados.

O setor jurídico da nossa entidade manteve sua atuação diligente, realizando audiências com os magistrados, peticionando junto aos tribunais e mantendo o contato com nossos associados sempre que necessário para o bom andamento das ações. Não por acaso, mais de 180 precatórios e RPVs foram pagos esse ano e muitos outros foram inscritos para pagamento no próximo ano. Ademais, novas demandas foram ajuizadas pela Anajur envolvendo diversos temas, sobretudo no tocante à garantia constitucional da paridade em relação aos honorários.

Além disso, a Anajur seguiu acompanhando de perto o processo de tratativas de acordo relacionadas à reposição salarial de 28,86%, conversão da licença-prêmio em pecúnia e a transposição de cargos. Mesmo com mudanças administrativas na direção da AGU, a nossa associação buscou prontamente realizar o contato com a nova equipe, de modo a não prejudicar o andamento das assinaturas dos acordos.

No âmbito legislativo, entretanto, o caminho que percorremos este ano foi mais difícil. A Advocacia Pública precisou estar mais unida e mostrar a sua força diante das tentativas de enfraquecimento das nossas carreiras. A proposta de Reforma Administrativa, as alterações na Lei de Improbidade e as alterações no regime de pagamento dos Precatórios foram alguns dos temas que estiveram em pauta no Congresso Nacional e exigiram da nossa equipe uma atenção especial.

Mais recentemente, toda a Advocacia Pública recebeu com surpresa a proposta de criação do Grupo de Trabalho para o Aperfeiçoamento da Advocacia Pública Federal no âmbito da Câmara dos Deputados. Embora ainda não tenha sido instalado, essa proposta nos provoca a começar o ano de 2022 ainda mais alerta para entender quais os objetivos deste trabalho.

Estas são apenas algumas das ações sobre as quais a Anajur está debruçada no momento. Somos uma associação com tradição e com uma longa lista de serviços prestados aos nossos associados e a toda a comunidade. Nesse sentido, além do nosso compromisso diário com os nossos membros, cumprimos um importante papel social, que muito nos orgulha.

Por isso, cabe a mim realizar, neste Natal, um agradecimento especial aos nossos colaboradores, responsáveis por auxiliar a nossa diretoria nas tarefas diárias. São eles que nos ajudam a encontrar a melhor solução e executar os comandos da nossa gestão. Gostaria também de agradecer o trabalho das empresas contratadas pela nossa entidade: a Decifra Gestão e Conteúdo, que presta o serviço de comunicação; a Livre Iniciativa, que presta o serviço de suporte do site e Web Marketing; e a Queiroz Assessoria Parlamentar, que nos auxilia em nossas ações no Congresso Nacional.

Esperamos que no próximo ano possamos retomar os nossos encontros e atendimentos presenciais. Desejamos poder estar perto de todos os nossos associados, sempre ativos, combativos e dispostos a discutir todas as ações empreendidas pela Anajur. Vocês são nosso maior ativo e motivo de orgulho para a nossa entidade.

Até que estejamos mais seguros para os encontros presenciais, fiquem com a certeza de que a Anajur estará firme e atenta, envidando todos os esforços para defender os interesses de todos os seus membros.

Reitero o desejo de um Feliz Natal de Paz e Reflexão, e um ano novo com Fé e Esperança para todos nós!

Que Deus nos abençoe sempre!

Ruth Jehá Miller
Presidente da Anajur