
A Advocacia-Geral da União divulgou recentemente que em nove meses de funcionamento, as Consultorias Jurídicas Virtuais produziram mais de 13 mil manifestações a órgãos da União. Conforme destacado em matéria publicada no Portal da AGU, “implantadas há menos de um ano, as Consultorias Jurídicas da União Especializadas Virtuais (e-CJUs) estão trazendo mais eficiência, inovação e modernização aos órgãos que recebem consultoria e assessoramento jurídicos da Advocacia-Geral da União”.
A reportagem informa que de 1º de setembro do ano passado até 31 de maio de 2021, as e-CJUs produziram 13.865 manifestações jurídicas de apoio e orientação aos gestores federais. As maiores produções foram nas consultorias e assessoramentos para aquisições e serviços sem dedicação exclusiva de mão de obra.
O número elevado de produção se deve ao novo modelo de prestação de consultoria e assessoramento jurídicos aos órgãos da União localizados fora de Brasília. Assim, os Advogados da União atuam de forma descentralizada. Em relação ao tempo estimado de realização das demandas consultivas, no sistema tradicional, a média variava entre 14 e 12 dias. Com a adoção das e-CJUs, esse tempo diminuiu para 10 dias.
Com informações do Portal AGU.
O pleito para eleger a nova Diretoria será realizado dia 2 de dezembro de 2025, de forma online e epistolar. Também será possível votar presencialmente na sede da ANAJUR e via Correios.
A Advocacia-Geral da União ampliou os locais de atendimento prioritário de aposentados e pensionistas em todas as capitais do país. Mais informações em Notícias.
Atenção aos golpes envolvendo pagamentos de precatórios. Fique atento! A OAB criou uma ferramenta que permite verificar se o advogado com quem está em contato está regularmente inscrito na Ordem: ConfirmADV.
ANAJUR
Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União
ENDEREÇO
SAUS QD. 03 – lote 02 – bloco C
Edifício Business Point, sala 705
CEP 70070-934 – Brasília – DF