A advogada da União aposentada Nicóla da Motta recebeu, nesta quinta-feira (23/11), a medalha da Ordem do Mérito da Advocacia-Geral da União. A honraria é um reconhecimento ao trabalho pioneiro da ex-presidente da Anajur para garantir a Advocacia Pública como Função Essencial da Justiça, a previsão da AGU na Constituição Federal de 1988, além da Lei Orgânica da instituição e a defesa das prerrogativas das carreiras que surgiram.
Realizada no Clube Naval de Brasília, a solenidade marcou a entrega de 117 comendas a personalidades que prestaram relevantes serviços à AGU, entre autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário, além de profissionais do meio jurídico e político. A honraria é feita em três graus: Grã-Cruz, Grande Oficial e Comendador. “Neste ano, a cerimônia se reveste de caráter especial uma vez que a Advocacia-Geral da União este ano completando 30 anos”, destacou o advogado-geral da União Substituto, Flávio José Roman, em seu discurso de encerramento do evento.
“Estou felicíssima por ter recebido essa comenda e poder ser abraçada por todos os colegas da AGU – os novos, os mais maduros e os nossos da Anajur”, ressaltou Nicóla da Motta. Integrante da Associação desde a sua fundação, em 1986, ela presidiu a entidade em momentos cruciais para a Advocacia Pública Federal – de 1991 a 1995 e de 1999 a 2010.
A cerimônia foi acompanhada pelo presidente da Anajur, Jarbas dos Reis, pela diretora Jurídica, Ruth Jehá Miller, pelo diretor de Recreação e Esporte, Ulisses Fernandes Silva, pela conselheira consultiva Norma Arrais e pela associada Ana Luísa Figueiredo de Carvalho.
De acordo com Jarbas dos Reis, essa foi uma forma de a AGU reconhecer a grandeza do trabalho que Nicóla da Motta realizou ao longo da história, especialmente neste ano em que a Lei Orgânica da AGU completou três décadas de promulgação. “Se não fosse a Nicóla com a sua persistência, com a sua perseverança, a Advocacia-Geral da União talvez não existisse como conhecemos hoje. Ela é um ícone, uma pessoa que trabalhou e muito. Então, é mais do que merecedora de tudo isso”, enfatizou.
Ex-presidente da Anajur e atual diretora Jurídica da entidade, Ruth Jehá Miller relembrou a importância do trabalho de Nicóla da Motta para garantir a transposição dos assistentes jurídicos para a AGU. “É uma coisa surpreendente o poder e a força que ela tem, a vontade de trabalhar pelos colegas e o desprendimento no trabalho em defesa da Advocacia Pública”, ponderou.
O trabalho realizado por Nicóla da Motta à frente da Associação e na defesa da Advocacia Pública também foi destacado pela associada Ana Luísa Figueiredo de Carvalho. “A Nicóla é um ícone da AGU. Se a gente está aqui hoje, é graças ao trabalho pioneiro que ela fez para a criação da AGU. Ela, como advogada da União, me representa”.
Agraciados
Autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário também foram agraciadas: o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal e presidente do Observatório da Democracia, Ricardo Lewandowski, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Lelio Bentes Corrêa, o ministro do Superior Tribunal de Justiça Benedito Gonçalves, a ministra do Tribunal Superior Eleitoral Edilene Lôbo, os ministros da Educação, Camilo Santana, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta.
Informamos aos associados que a Anajur estará de recesso entre os dias 20/12/2023 e 01/01/2024. O expediente retorna normalmente a partir de 02/01.
A Anajur informa que, em razão do feriado distrital do dia do Evangélico, não haverá expediente nesta quinta-feira (30/11).
Em virtude do feriado do Dia de Finados, a Anajur informa que o expediente da sexta-feira (3) será de forma remota.
ANAJUR
Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União
ENDEREÇO
SAUS QD. 03 – lote 02 – bloco C
Edifício Business Point, sala 705
CEP 70070-934 – Brasília – DF