
A Advocacia-Geral da União (AGU) firmou um acordo com o Ministério Público Federal (MPF) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para resolver o problema das demandas de benefícios previdenciários em todo o país. O acordo prevê que o INSS terá um prazo que varia de 30 a 90 dias, dependendo do tipo do benefício, para analisar o pedido dos segurados.
Os prazos estabelecidos para análise e conclusão dos processos administrativos começarão a valer seis meses depois da homologação do acordo judicial pelo Supremo Tribunal Federal. A medida também suspende ações judiciais que tramitam em primeira instância e no STF para questionar a demora do INSS em analisar as solicitações.
A União também se compromete no acordo a realizar as perícias médicas necessárias ao reconhecimento inicial de direitos previdenciários e assistenciais no prazo de até 45 dias após o seu agendamento. Com as medidas, espera-se acabar com as filas de espera de análise dos benefícios junto ao INSS.
Com informações do Portal AGU.
O pleito para eleger a nova Diretoria será realizado dia 2 de dezembro de 2025, de forma online e epistolar. Também será possível votar presencialmente na sede da ANAJUR e via Correios.
A Advocacia-Geral da União ampliou os locais de atendimento prioritário de aposentados e pensionistas em todas as capitais do país. Mais informações em Notícias.
Atenção aos golpes envolvendo pagamentos de precatórios. Fique atento! A OAB criou uma ferramenta que permite verificar se o advogado com quem está em contato está regularmente inscrito na Ordem: ConfirmADV.
ANAJUR
Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União
ENDEREÇO
SAUS QD. 03 – lote 02 – bloco C
Edifício Business Point, sala 705
CEP 70070-934 – Brasília – DF