A Advocacia-Geral da União publicou nesta segunda-feira (19) a Portaria Normativa nº 18/2021, que regulamenta o acordo de não persecução cível em matéria de improbidade administrativa. O instrumento foi previsto textualmente na Lei n.º 13.964/19 (Pacote Anticrime) para os casos de improbidade, resolvendo uma discussão doutrinária sobre a possibilidade do uso do acordo.
A portaria da AGU estabelece que o Acordo de Não Persecução Cível poderá ser celebrado extrajudicialmente ou no curso da ação judicial, até seu trânsito em julgado, quando presentes indicativos de que a solução consensual se mostre a via mais adequada à efetiva tutela do patrimônio público e da probidade administrativa.
O acordo poderá abranger todos os atos tipificados como ato de improbidade administrativa e poderá ser celebrado pelas pessoas físicas e jurídicas responsáveis por sua prática. A portaria, entretanto, faz a seguinte ressalva: “a celebração do acordo não afasta a responsabilização dos agentes em outras esferas sancionatórias nem importa automático reconhecimento de responsabilidade para outros fins que não os estabelecidos expressamente no acordo”.
A norma ainda destaca os requisitos para a assinatura do acordo e os procedimentos a serem seguidos pelos membros da Advocacia-Geral da União.
Para conhecer a norma completa, acesse: https://bit.ly/2UX5pxS
A Anajur comunica aos associados que o expediente será realizado de forma remota, de 23/12/24 a 03/01/25. As atividades presenciais serão retomadas a partir do dia 06/01.
Informamos aos associados que a Anajur estará de recesso entre os dias 20/12/2023 e 01/01/2024. O expediente retorna normalmente a partir de 02/01.
A Anajur informa que, em razão do feriado distrital do dia do Evangélico, não haverá expediente nesta quinta-feira (30/11).
ANAJUR
Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União
ENDEREÇO
SAUS QD. 03 – lote 02 – bloco C
Edifício Business Point, sala 705
CEP 70070-934 – Brasília – DF