
A Anajur comunica que estelionatários voltaram a tentar aplicar golpes envolvendo o nome da Advocacia-Geral da União e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Nas últimas semanas, os golpistas têm procurado, por telefone e aplicativos de mensagens, membros e servidores da instituição – com foco especial nos aposentados – prometendo a liberação de valores decorrentes da Gratificação de Desempenho de Atividade Jurídica - GDAJ.
Como funciona: O golpe é antigo, os criminosos apenas alteram alguns elementos para voltar a praticá-lo. O alerta foi enviado por uma associada aposentada, que recebeu o contato por meio do aplicativo de mensagens Whatsapp. Neste caso, uma pessoa, que se passa por advogada e fornece um número de matrícula da OAB, entra em contato e fala que há um valor a receber, mediante pagamento das custas processuais.
Fique atento: os criminosos sempre se utilizam de algum canal conhecido para aplicar o golpe. Em caso de dúvida ou cobranças estranhas relativas aos trâmites de ações judiciais, a Anajur pede que os associados entrem em contato pelo telefone (61) 3322-9054 ou pelo e-mail [email protected].
O pleito para eleger a nova Diretoria será realizado dia 2 de dezembro de 2025, de forma online e epistolar. Também será possível votar presencialmente na sede da ANAJUR e via Correios.
A Advocacia-Geral da União ampliou os locais de atendimento prioritário de aposentados e pensionistas em todas as capitais do país. Mais informações em Notícias.
Atenção aos golpes envolvendo pagamentos de precatórios. Fique atento! A OAB criou uma ferramenta que permite verificar se o advogado com quem está em contato está regularmente inscrito na Ordem: ConfirmADV.
ANAJUR
Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União
ENDEREÇO
SAUS QD. 03 – lote 02 – bloco C
Edifício Business Point, sala 705
CEP 70070-934 – Brasília – DF