A Anajur comunica que estelionatários voltaram a tentar aplicar o golpe envolvendo restituição de contribuições previdenciárias. O alerta foi enviado por uma associada, que recebeu a carta em sua residência, pelos Correios.
Como funciona: por correspondência, os criminosos afirmam que há um montante expressivo depositado em juízo, referente a contribuições previdenciárias descontadas em folha de pagamento. Para resgatá-lo, é necessário informar os dados bancários e pagar uma taxa de habilitação.
Não caia em golpes: geralmente, esse tipo de armadilha traz elementos comuns – erros de português como concordância e grafias, além de dados incorretos ou inexistentes. Na carta em questão, os criminosos mencionam o Estatuto do Idoso, que trocou o nome para Estatuto da Pessoa Idosa, e informam o número errado da Lei. Outro detalhe que chama a atenção é o Centro Administrativo dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas, órgão que não existe.
O golpe é antigo, os criminosos apenas alteram alguns elementos para voltar a praticá-lo. Em abril deste ano, o jornal Extra publicou matéria esclarecendo informações sobre essa forma de estelionato. Ao periódico, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) destacou que “em hipótese alguma” solicita dados pessoais ou pagamento de valores para a liberação de benefícios ou de recursos.
A pasta informou ainda que não realiza atualização de dados cadastrais ou bancários via correspondência, e-mail, mensagens de celular (SMS) ou ligação telefônica, nem autoriza empresas ou terceiros a fazerem contato em seu nome, assim como não solicita senhas de banco ou números de cartão de crédito.
Fique atento: os criminosos sempre se utilizam de algum canal conhecido para aplicar o golpe. Em caso de dúvida ou cobranças estranhas relativas aos trâmites de ações judiciais, a Anajur pede que os associados entrem em contato pelo telefone (61) 3322-9054 ou pelo e-mail [email protected].
Informamos aos associados que a Anajur estará de recesso entre os dias 20/12/2023 e 01/01/2024. O expediente retorna normalmente a partir de 02/01.
A Anajur informa que, em razão do feriado distrital do dia do Evangélico, não haverá expediente nesta quinta-feira (30/11).
Em virtude do feriado do Dia de Finados, a Anajur informa que o expediente da sexta-feira (3) será de forma remota.
ANAJUR
Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União
ENDEREÇO
SAUS QD. 03 – lote 02 – bloco C
Edifício Business Point, sala 705
CEP 70070-934 – Brasília – DF