
A Anajur enviou carta de apoio à candidatura da procuradora de Justiça de Goiás Ivana Farina à vaga de ministra do Superior Tribunal de Justiça. Um exemplar do documento enviado aos ministros do STJ foi entregue à procuradora pela diretora de Eventos da entidade, Márcia Ribeiro, que representou o presidente da Associação, Jarbas dos Reis.
Ivana Farina está entre os nomes sugeridos pelo Ministério Público para compor a lista tríplice que será submetida ao presidente da República para preenchimento da vaga aberta em virtude da aposentadoria da ministra Laurita Vaz, em outubro de 2023. Nos termos do artigo 104, inciso II, da Constituição Federal, um terço das vagas do STJ são preenchidas, alternadamente, por integrantes do Ministério Público e da advocacia – a vaga anterior foi ocupada pela ministra Daniela Teixeira, oriunda da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A Corte irá marcar sessão plenária para definição dos nomes que irão compor a lista tríplice.
Biografia: Ivana Farina ingressou no Ministério Público do Estado de Goiás em 1989 e atuou em diversas comarcas, como Alexânia, Formoso, Sanclerlândia, Niquelândia, Morrinhos e Goiânia. Foi Procuradora-Geral de Justiça de Goiás por dois mandatos e presidiu o Colégio Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça. Também esteve à frente da Associação Goiana do Ministério Público por quatro anos, e foi vice-presidente da Confederação Nacional do Ministério Público.
Em 2016, foi presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) e ocupou o cargo de secretária de Direitos Humanos e Defesa Coletiva no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Como conselheira do Conselho Nacional de Justiça, Ivana Farina teve uma atuação marcada pelo comprometimento com as causas sociais e de gênero. No CNJ, ela esteve à frente do grupo de trabalho que elaborou a recomendação que instituiu, no Poder Judiciário, o protocolo para julgamento com perspectiva de gênero.
A ANAJUR convida para um coffee break especial no dia 10/03. O destaque da programação será a palestra "Mulheres em Espaços de Liderança", ministrada por Kaline Santos Ferreira, Coordenadora Nacional da CCAF/AGU.
O terceiro ciclo avaliativo para a prestação de contas de despesas com saúde, conforme regulamentação do Conselho Curador dos Honorários Advocatícios, teve início em 26/01 e se estende até 25/02.
A Advocacia-Geral da União ampliou os locais de atendimento prioritário de aposentados e pensionistas em todas as capitais do país. Mais informações em Notícias.
ANAJUR
Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União
ENDEREÇO
SAUS QD. 03 – lote 02 – bloco C
Edifício Business Point, sala 705
CEP 70070-934 – Brasília – DF
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO