A Anajur, representada pela diretora de Eventos, Márcia Ribeiro, e pela conselheira consultiva Maura Campos, esteve presente na solenidade de posse da desembargadora Wanda Lúcia Ramos da Silva, no Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região. O evento ocorreu no Auditório dos Goyazes, localizado no Complexo Trabalhista de Goiânia, e ratificou a posse da nova integrante do Tribunal Pleno do TRT-18, ocorrida em 27 de março.
Durante a sessão solene, a magistrada foi agraciada com a Insígnia da Ordem Anhanguera do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau Grã-Cruz. O evento contou com a presença de autoridades dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de representantes de diversos setores da sociedade e instituições públicas e privadas.
Exercendo a magistratura há 30 anos, Wanda Ramos foi promovida pelo critério de merecimento, após concorrer por meio de lista tríplice, na qual foi apoiada pela Anajur. Em seu discurso, a desembargadora destacou que a disputa pela vaga em segundo grau não é fácil para uma mulher, cuja essência é a cooperação. Para a magistrada, a cooperação, no entanto, não significa incapacidade para o poder, mas implica em reconhecimento de fragilidades e vulnerabilidades, que não são bem-vistas nesse universo competitivo. Ramos explicou que essa essência seria, em parte, o reflexo da escassez de mulheres nos Tribunais Regionais e nos Superiores.
Ela ressaltou, ainda, que a Justiça do Trabalho é o ramo do Judiciário com maior participação feminina, respondendo a 50,5% de mulheres na magistratura. Mesmo assim, a presidência do TST foi ocupada pela primeira vez por uma mulher apenas em 2019, quando a ministra Cristina Peduzzi assumiu o cargo.
“A Anajur está honrada em participar deste momento. Foi uma bela solenidade, prestigiada por diversas autoridades. Parabenizamos a desembargadora e desejamos sucesso para sua atuação, agora, no 2º grau da Justiça do Trabalho”, destacou a diretora de Eventos, Márcia Ribeiro.
Entre os presentes, também estavam a ministra do TST e corregedora-geral da Justiça do Trabalho, Dora Maria da Costa, que representou o presidente do TST e do CSJT, ministro Lelio Bentes; a ministra do TST Delaíde Arantes, que representou o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; a vereadora de Goiânia Kátia Maria; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) Sandro Mabel; a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC/GO), Sucena Hummel; o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento de Goiás (Sescon-Goiás), Edson Cândido Pinto; o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal em Goiás (Sinjufego), representado por José Everson Nogueira Reis.
*Com informações do TRT-18
A Anajur comunica aos associados que o expediente será realizado de forma remota, de 23/12/24 a 03/01/25. As atividades presenciais serão retomadas a partir do dia 06/01.
Informamos aos associados que a Anajur estará de recesso entre os dias 20/12/2023 e 01/01/2024. O expediente retorna normalmente a partir de 02/01.
A Anajur informa que, em razão do feriado distrital do dia do Evangélico, não haverá expediente nesta quinta-feira (30/11).
ANAJUR
Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União
ENDEREÇO
SAUS QD. 03 – lote 02 – bloco C
Edifício Business Point, sala 705
CEP 70070-934 – Brasília – DF