ANAJUR

Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União

ANAJUR comunica decisão do TCU sobre aplicação do teto remuneratório constitucional

15/07/2026

A ANAJUR comunica aos associados que, nesta quarta-feira (15), o Tribunal de Contas da União (TCU) julgou o Processo TC nº 006.971/2026-1, que trata da aplicação do teto remuneratório constitucional às funções e aos cargos de direção, chefia e assessoramento.

O TCU decidiu, por maioria, que a remuneração decorrente do exercício de cargo ou função comissionada não deve ser somada ao subsídio do cargo efetivo para fins de incidência do teto remuneratório constitucional.

Em síntese, o entendimento firmado pela Corte afasta a incidência do teto constitucional sobre a parcela remuneratória decorrente do exercício de cargos e funções de direção, chefia e assessoramento, quando percebida em conjunto com o subsídio do cargo efetivo.

A ANAJUR acompanhará a publicação do acórdão para conhecer os fundamentos adotados pelo Tribunal, avaliar os efeitos da decisão e manter os associados informados sobre eventuais desdobramentos relacionados ao tema.

Últimos Informes

Auxílio-saúde: Julho

O prazo para a comprovação das despesas com saúde referentes ao mês de julho, conforme a regulamentação do Conselho Curador dos Honorários Advocatícios, encerra-se em 25/07.

Pesquisa QVT

A AGU convoca membros ativos, aposentados, servidores, estagiários e colaboradores a participarem da 3ª edição da Pesquisa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). O formulário estará disponível até o dia 06 de março.

Dia da Mulher

A ANAJUR convida para um coffee break especial no dia 10/03. O destaque da programação será a palestra "Mulheres em Espaços de Liderança", ministrada por Kaline Santos Ferreira, Coordenadora Nacional da CCAF/AGU.

ANAJUR

Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União

ENDEREÇO

SAUS QD. 03 – lote 02 – bloco C

Edifício Business Point, sala 705

CEP 70070-934 Brasília – DF

CONTATO

(61) 3322-9054

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

9h às 17h