A Presidente da Anajur, Ruth Jehá Miller, e a Secretária-Geral da entidade, Thaís Helena Ferrinho Pássaro, reuniram-se com os dirigentes das entidades que compõem o Movimento Nacional pela Advocacia Pública para discutir estratégias de atuação em favor dos honorários para os Advogados Públicos. O encontro ocorre após movimentações promovidas na Câmara dos Deputados com o objetivo de excluir o direito a percepção dos honorários sucumbenciais pelos Advogados Públicos.
O direito à percepção dos honorários foi amplamente discutido na Câmara dos Deputados e no Senado Federal durante os debates sobre o texto do atual Código de Processo Civil. Nesse sentido, está previsto no CPC, no art. 85, § 19, o seguinte: “Os advogados públicos perceberão honorários de sucumbência, nos termos da lei”. Ocorre que na noite do dia 10 de dezembro de 2019, foi apresentado o Projeto de Lei nº 6.381 que pretende revogar o dispositivo.
Diante da situação, os integrantes das carreiras da Advocacia Pública compareceram ao Congresso Nacional na tarde desta quarta-feira, 11 de dezembro, para abordar os parlamentares e convencê-los sobre a legitimidade desse direito e sobre a importância dos honorários para a ampliação da eficiência do serviço público.
Para a Presidente da Anajur, Ruth Miller, o momento é de alerta. “Há uma tentativa clara de ferir os direitos dos Advogados Públicos, promovendo a exclusão de um dispositivo legal sem a devida discussão sobre o tema. O nosso papel aqui é defender os nossos direitos e promover o debate da matéria com os parlamentares. Temos a certeza de que, a partir dos argumentos que vamos apresentar, os deputados entenderão a importância e a necessidade dos honorários para os Advogados Públicos”, defendeu.
Também estiverem presentes na Câmara dos Deputados o Diretor de Assuntos Legislativos da Anajur, José Mauro Monteiro, e a Diretora de Comunicação Social Adjunta, Neide Marcos da Silva.
A Anajur comunica aos associados que o expediente será realizado de forma remota, de 23/12/24 a 03/01/25. As atividades presenciais serão retomadas a partir do dia 06/01.
Informamos aos associados que a Anajur estará de recesso entre os dias 20/12/2023 e 01/01/2024. O expediente retorna normalmente a partir de 02/01.
A Anajur informa que, em razão do feriado distrital do dia do Evangélico, não haverá expediente nesta quinta-feira (30/11).
ANAJUR
Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União
ENDEREÇO
SAUS QD. 03 – lote 02 – bloco C
Edifício Business Point, sala 705
CEP 70070-934 – Brasília – DF