A Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (1), sessão solene em homenagem à Associação Nacional dos Membros das Carreiras da Advocacia-Geral da União (Anajur), que completa 37 anos em 18 de agosto de 2023. A solenidade foi presidida pelo deputado Lafayette Andrada (Republicanos-MG), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública e autor do requerimento para a realização do evento.
O presidente da Anajur, Jarbas dos Reis, compôs o dispositivo de honra, ao lado das ex-presidentes da associação Nicóla da Motta e Ruth Jehá Miller, do secretário-geral da entidade, Ivanildo Pinto de Melo, e do associado Raimundo Ribeiro. Em sua fala, o presidente Jarbas dos Reis destacou o papel pioneiro da Anajur na defesa de uma Advocacia Pública Federal forte e ativa.
Ele recordou que foi no plenário da Câmara dos Deputados que foi promulgada a Constituição Federal de 1988, trazendo a Advocacia Pública como Função Essencial à Justiça e a previsão de criação da Advocacia-Geral da União. “Temos presente aqui, representando os fundadores da associação, a ex-presidente Nicóla Motta, que trabalhou ativamente junto a diversos outros advogados públicos para garantir que a nossa Carta Magna trouxesse a semente da AGU”, destacou Jarbas dos Reis.
Durante a solenidade, o presidente da Associação anunciou, ainda, o lançamento da Medalha Bonifácio de Andrada, que será outorgada pela primeira vez em cerimônia que ocorrerá na festa de aniversário de 37 anos da Anajur. Jarbas dos Reis ressaltou que as conquistas alcançadas ao longo das mais de três décadas da entidade “não seriam possíveis sem a atuação de parlamentares visionários e defensores da Advocacia Pública no Congresso Nacional. Em especial, destaco a atuação do Deputado Federal Bonifácio de Andrada, a quem homenageamos ao nominar a Medalha com que a ANAJUR premiará personalidades que atuaram ou atuam em prol do fortalecimento da Advocacia Pública”.
O presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP – AL), enviou mensagem que foi lida em Plenário. Ele ressaltou que a solenidade é mais um exemplo da elevada estima que a Câmara dos Deputados sustenta perante a Advocacia Pública Federal e recordou ações recentes do parlamento em prol do fortalecimento da categoria. “Em 2021, criamos o grupo de trabalho destinado ao aperfeiçoamento da AGU. Além disso, foi criada neste ano a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública, que terá um importante papel para o desenvolvimento institucional da AGU”.
O deputado federal e ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello (PL-RJ), esteve presente na sessão para parabenizar e destacar a importância do trabalho dos advogados da União para a administração pública. “A AGU é a base dos nossos processos licitatórios, é a base de tudo que nós queremos implementar no Exército, foi a base que nos defendeu na Operação Acolhida e, depois, no Ministério, cuidou para que nada fosse errado.”
Encerrando a sessão solene, o deputado Lafayette de Andrada, filho do deputado Bonifácio de Andrada, parabenizou a Anajur pelo trabalho profícuo nessas mais de três décadas e trouxe uma retrospectiva da atuação ao longo da Assembleia Constituinte. “Ele era professor de direito constitucional e enxergava a necessidade de existir a Advocacia Pública, para representar e defender os agentes públicos e a própria União. É muito orgulho para mim ter o nome de meu pai lembrado na fala do presidente da Anajur. Ele sempre foi um defensor da Advocacia Pública e eu não poderia deixar de seguir os seus passos ao entrar aqui no parlamento”, recordou.
A solenidade foi acompanhada pelos dirigentes das entidades que representam a Advocacia Pública Federal – Clóvis Andrade e Tobias Morato, presidente e vice-presidente da Anauni, Maria Santíssima e Aluizo Lucena, presidente e diretor de Finanças e Patrimônio da Anpprev, Iolanda Guindani, presidente do Sinprofaz, e Sérgio Montardo, presidente da Anafe.
A Anajur comunica aos associados que o expediente será realizado de forma remota, de 23/12/24 a 03/01/25. As atividades presenciais serão retomadas a partir do dia 06/01.
Informamos aos associados que a Anajur estará de recesso entre os dias 20/12/2023 e 01/01/2024. O expediente retorna normalmente a partir de 02/01.
A Anajur informa que, em razão do feriado distrital do dia do Evangélico, não haverá expediente nesta quinta-feira (30/11).
ANAJUR
Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União
ENDEREÇO
SAUS QD. 03 – lote 02 – bloco C
Edifício Business Point, sala 705
CEP 70070-934 – Brasília – DF