ANAJUR

Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União

CCJ do Senado aprova texto-base da Reforma da Previdência

04/09/2019

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal aprovou na tarde desta quarta-feira, 04 de setembro, o texto base da Reforma da Previdência. O relator da matéria na comissão, senador Tasso Jereissati, havia apresentado uma complementação de voto ao seu relatório à CCJ. Em relação ao texto anterior apresentado na semana passada, ele sugeriu retirar mais pontos da proposta, como a possibilidade de pagamento de pensão por morte de valor menor que o salário mínimo.

Outra relevante supressão assegura as autonomias dos estados, do Distrito Federal e dos municípios quanto à instituição de contribuição extraordinária em caso de deficit atuarial, e a última garante a segurança jurídica para o financiamento dos regimes próprios. Com essas retiradas de partes do texto da PEC 6/2019, não é necessário o retorno do texto para reavaliação dos deputados.

PEC Paralela

Durante a discussão, Tasso Jereissati falou sobre a proposta que ficou conhecida como a Pec Paralela, que trará novas previsões para o sistema previdenciário brasileiro. Um dos pontos tratados nessa nova proposta é a inclusão de estados e municípios nas novas regras de previdência.

A redação sugerida garante a adoção das regras aprovadas para a União também para os estados e municípios, desde que as assembleias legislativas aprovem propostas nesse sentido. O estado que aprovar a adoção das regras terá os municípios com regimes próprios de previdência automaticamente incluídos, a não ser que as câmaras de vereadores aprovem projetos pedindo sua exclusão, em até um ano após a vigência das regras.

Outro ponto relevante foi a emenda que prevê a criação do incidente de prevenção de litigiosidade, permitindo às Cortes superiores fixar entendimentos de repercussão geral sobre ações previdenciárias e evitar a tramitação de milhares de processos sobre o mesmo tema no Judiciário brasileiro.

Fonte: Agência Senado

Últimos Informes

Recesso 2024

A Anajur comunica aos associados que o expediente será realizado de forma remota, de 23/12/24 a 03/01/25. As atividades presenciais serão retomadas a partir do dia 06/01.

Recesso

Informamos aos associados que a Anajur estará de recesso entre os dias 20/12/2023 e 01/01/2024. O expediente retorna normalmente a partir de 02/01.

EXPEDIENTE

A Anajur informa que, em razão do feriado distrital do dia do Evangélico, não haverá expediente nesta quinta-feira (30/11).

ANAJUR

Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União

ENDEREÇO

SAUS QD. 03 – lote 02 – bloco C

Edifício Business Point, sala 705

CEP 70070-934 Brasília – DF

CONTATO

(61) 3322-9054