O Presidente da República Jair Bolsonaro sancionou a nova Lei de Licitações e Contratos – Lei 14.133/21 -, que substitui a Lei 8.666/1993 e as leis do Pregão e do Regime Diferenciado de Contratações Públicas. A sanção, porém, se deu com 26 vetos, que agora serão analisados pelo Congresso Nacional.
A nova lei possui 194 artigos e institui uma nova modalidade de contratação: o diálogo competitivo. A nova modalidade será aplicada para situações complexas que envolvam uma solução que não possa ser satisfeita sem a adaptação das alternativas disponíveis no mercado ou quando as especificações técnicas não puderem ser definidas com precisão suficiente.
A norma ainda prevê um seguro-garantia para obras de grande porte, que pode chegar a 30% do valor da licitação, permitindo-se que seguradoras assumam obras interrompidas.
Após entrar em vigor, a nova norma conviverá com as leis anteriores por um período de dois anos. Apenas os artigos relacionados aos crimes licitatórios serão aplicados imediatamente com base na nova lei.
Outra inovação da lei é a criação do Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), pelo governo federal, que vai centralizar todas as licitações públicas feitas pela União, estados, municípios e Distrito Federal.
Para conhecer a nova Lei de Licitações, acesse: www.planalto.gov.br/
Com informações da Agência Câmara de Notícias
A Anajur comunica aos associados que o expediente será realizado de forma remota, de 23/12/24 a 03/01/25. As atividades presenciais serão retomadas a partir do dia 06/01.
Informamos aos associados que a Anajur estará de recesso entre os dias 20/12/2023 e 01/01/2024. O expediente retorna normalmente a partir de 02/01.
A Anajur informa que, em razão do feriado distrital do dia do Evangélico, não haverá expediente nesta quinta-feira (30/11).
ANAJUR
Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União
ENDEREÇO
SAUS QD. 03 – lote 02 – bloco C
Edifício Business Point, sala 705
CEP 70070-934 – Brasília – DF