
Em celebração ao Dia do Advogado, comemorado em 11 de agosto, a Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (ABRASCI) realizou, na sexta-feira (16), uma solenidade especial em homenagem a profissionais e personalidades dedicados ao estudo das Ciências Jurídicas. A ex-presidente da Anajur, Joana d’Arc Alves Barbosa Vaz de Mello, foi uma das agraciadas na cerimônia, que ocorreu no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Joana d’Arc Alves Barbosa Vaz de Mello recebeu a “Comenda Animus et Liebertatem - Luís Gonzaga Pinto da Gama no Grau de Dama Comendadora”. Esta honraria é conferida a personalidades, autoridades e instituições que prestaram serviços relevantes ao desenvolvimento sociocultural, científico, artístico e histórico do país.
"Receber esta honraria enche meu coração de alegria, principalmente por coincidir com as celebrações do Dia do Advogado e por estar associada à Comenda que leva o nome do abolicionista Luiz Gonzaga Pinto da Gama, um verdadeiro ícone na luta contra a escravidão e em outras causas sociais importantes. Este reconhecimento não apenas me enche de orgulho, mas também aumenta minha responsabilidade, especialmente por vir de uma instituição com a rica história centenária da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (ABRASCI)," destacou Joana d’Arc Alves Barbosa Vaz de Mello.
De acordo com a ABRASCI, em comunicado divulgado nas redes sociais da Academia, a atuação de advogados, juízes e membros do Ministério Público na promoção da Justiça é fundamental para o desenvolvimento de uma verdadeira democracia. “Dada a importância social dessas funções, homenagens deveriam ser prestadas continuamente a quem atua nas áreas das ciências jurídicas. Essa é a motivação da Academia para valorizar profissionais que dedicam suas vidas a essas causas.”



A solenidade de posse da nova gestão da ANAJUR será realizada em 16/12, a partir das 10h30, no Auditório Miguel Seabra Fagundes do Centro Cultural Evandro Lins e Silva, do Edifício da OAB.
O pleito para eleger a nova Diretoria será realizado dia 2 de dezembro de 2025, de forma online e epistolar. Também será possível votar presencialmente na sede da ANAJUR e via Correios.
A Advocacia-Geral da União ampliou os locais de atendimento prioritário de aposentados e pensionistas em todas as capitais do país. Mais informações em Notícias.
ANAJUR
Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União
ENDEREÇO
SAUS QD. 03 – lote 02 – bloco C
Edifício Business Point, sala 705
CEP 70070-934 – Brasília – DF
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO