O Governo Federal publicou, nesta quarta-feira (20/12), a Medida Provisória nº 1200, que abre crédito extraordinário no valor de R$ 93,143 bilhões para quitar o passivo de precatórios. A iniciativa vem em cumprimento ao acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF), após a decisão proferida em 30 de novembro, em favor das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs 7047 e 7064) contra as Emendas Constitucionais (ECs) 113 e 114/2021, que estabeleceram uma moratória do pagamento de precatórios em razão da pandemia de Covid-19.
O Ministério do Planejamento e Orçamento informou que a apuração do valor total e a instrução inicial da proposta que abre o crédito extraordinário foram feitas pela Secretaria de Orçamento Federal (SOF), com base em informações solicitadas ao Poder Judiciário.
De acordo com comunicado da pasta, os créditos orçamentários permitirão a efetivação do pagamento pelos órgãos do Poder Judiciário, viabilizada pelos repasses financeiros da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Fazenda.
Atenção aos golpes envolvendo pagamentos de precatórios. Fique atento! A OAB criou uma ferramenta que permite verificar se o advogado com quem está em contato está regularmente inscrito na Ordem: ConfirmADV.
A Anajur comunica aos associados que o expediente será realizado de forma remota, de 23/12/24 a 03/01/25. As atividades presenciais serão retomadas a partir do dia 06/01.
Informamos aos associados que a Anajur estará de recesso entre os dias 20/12/2023 e 01/01/2024. O expediente retorna normalmente a partir de 02/01.
ANAJUR
Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União
ENDEREÇO
SAUS QD. 03 – lote 02 – bloco C
Edifício Business Point, sala 705
CEP 70070-934 – Brasília – DF