
Foi sancionada, nesta sexta-feira (28), a lei que reajusta em 9% os salários dos servidores públicos federais civis, incluindo aposentados e pensionistas. Na solenidade realizada no Palácio do Planalto, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também assinou a Medida Provisória (MP) 1.170/2023, que atualiza as tabelas salariais. O aumento será concedido de forma linear a todas as categorias e começa a valer em 1° de maio, sendo pago no salário de 1° de junho.
O reajuste é resultado de acordo firmado em março, entre o governo federal e as entidades representativas dos servidores públicos, que estavam há seis anos sem recomposição salarial. Em 2023, a Mesa Permanente de Negociação entre servidores e governo federal foi reaberta com a participação de cerca de 100 entidades sindicais dos servidores públicos.
Para garantir a dotação orçamentária, o Executivo enviou projeto de lei ao Congresso Nacional para alterar o Orçamento Geral da União de 2023, aprovado na quarta-feira (26). No aumento proposto para este ano, o Ministério da Gestão informou que o impacto nas contas públicas será de R$ 11,2 bilhões. O montante já estava previsto no Orçamento de 2023.
Confira a íntegra da MP 1.170/2023
O pleito para eleger a nova Diretoria será realizado dia 2 de dezembro de 2025, de forma online e epistolar. Também será possível votar presencialmente na sede da ANAJUR e via Correios.
A Advocacia-Geral da União ampliou os locais de atendimento prioritário de aposentados e pensionistas em todas as capitais do país. Mais informações em Notícias.
Atenção aos golpes envolvendo pagamentos de precatórios. Fique atento! A OAB criou uma ferramenta que permite verificar se o advogado com quem está em contato está regularmente inscrito na Ordem: ConfirmADV.
ANAJUR
Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União
ENDEREÇO
SAUS QD. 03 – lote 02 – bloco C
Edifício Business Point, sala 705
CEP 70070-934 – Brasília – DF