
No Diário Oficial da União desta segunda-feira, 28 de setembro, foi publicada uma nova Instrução Normativa do Governo Federal que suspende a prova de vida para servidores aposentados por mais um mês. O prazo seguirá suspenso até 31 de outubro de 2020.
Com a prorrogação, o governo busca reduzir a possibilidade de contágio dos beneficiários pela Covid-19. Em julho deste ano, o Governo ja havia suspendido o período de recadastramento até 30 de setembro deste ano.
A nova norma estabelece que após 31 de outubro, os beneficiários que tiverem sido dispensados da realização de comprovação de vida durante o período de suspensão deverão realizar o recadastramento anual.
A prova de vida exige o comparecimento do segurado ou de algum representante legal ou voluntário à instituição bancária onde saca o benefício. Importante lembrar que desde agosto do ano passado, o procedimento pode ser feito por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo site do órgão por beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade. A comprovação da dificuldade de locomoção exige atestado ou declaração médica. Nesse caso, todos os documentos são anexados e enviados eletronicamente.
Para conhecer a íntegra da norma, acesse:
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/instrucao-normativa-n-93-de-25-de-setembro-de-2020-279714912
O pleito para eleger a nova Diretoria será realizado dia 2 de dezembro de 2025, de forma online e epistolar. Também será possível votar presencialmente na sede da ANAJUR e via Correios.
A Advocacia-Geral da União ampliou os locais de atendimento prioritário de aposentados e pensionistas em todas as capitais do país. Mais informações em Notícias.
Atenção aos golpes envolvendo pagamentos de precatórios. Fique atento! A OAB criou uma ferramenta que permite verificar se o advogado com quem está em contato está regularmente inscrito na Ordem: ConfirmADV.
ANAJUR
Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União
ENDEREÇO
SAUS QD. 03 – lote 02 – bloco C
Edifício Business Point, sala 705
CEP 70070-934 – Brasília – DF