A diretoria Anajur esteve reunida, nesta quarta-feira (06/12), na sede da Associação, em Brasília, para debater as sugestões de mudanças no Estatuto Social da entidade, apresentadas pelo grupo de trabalho criado em agosto deste ano. O novo regulamento ainda deverá ser apreciado por todos os filiados e filiadas, em Assembleia-Geral a ser realizada em 2024.
Formado pelo secretário-geral, Ivanildo Pinto; pelo Diretor de Assuntos com o Congresso Nacional, Paulo Alberto Freire; pelo Diretor de Recreação e Esportes, Ulisses Fernando Silva; e pelas conselheiras consultivas efetivas Norma Arrais e Maura Campos Domiciana, o GT trouxe alterações pontuais, suprimindo artigos desatualizados e modernizando o regulamento da Anajur para contemplar, por exemplo, as novas práticas de trabalho, como votações e convocações de forma online, por exemplo.
O material foi compilado para uma segunda apreciação dos membros do GT e deve ser finalizado nos próximos dias. Após nova deliberação da Diretoria, a minuta do novo Estatuto será colocada para avaliação de todos os associados e associadas.
Assuntos Gerais
O presidente da Anajur, Jarbas dos Reis, também atualizou os diretores sobre o acompanhamento de matérias de interesses dos associados e associadas no Congresso Nacional, como a PEC 10/2023, que trata dos a parcela mensal de valorização por tempo de exercício dos magistrados e membros do Ministério Público. Após o trabalho de diálogo realizado pelas entidades que compõem o Forvm Nacional da Advocacia Pública Federal – Anajur, Anauni, Anpprev e Sinprofaz -, o substitutivo do relator, senador Eduardo Gomes (PL/TO), contemplou a Advocacia Pública entre as carreiras que fazem jus ao quinquênio. A expectativa é que a matéria seja pautada no Plenário no dia 13 de dezembro.
Homenagem
Antes de entrarem nos debates institucionais, a diretora Jurídica da Anajur, Ruth Jehá Miller, prestou uma homenagem às mulheres que compõem a associação, especialmente à ex-presidente Joana d’Arc Alves Barbosa Vaz de Mello, recém empossada na Abrasci; à conselheira consultiva Maura Campos Domiciano, que lançou o livro “Pluralidades: A Beleza da Mulher Negra” em novembro; e à diretora de Eventos, Márcia Ribeiro, homenageada pela Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás, em sessão solene na Câmara Municipal de Goiânia.
A reunião teve formato híbrido (presencial e online) e também participaram da reunião a diretora Cultural, Suzy Souto Maior, a diretora de Comunicação Social, Márcia Regina Vicente Barbosa, a diretora de Assuntos de Aposentados/Pensionistas, Sueli Formiga, o diretor Financeiro, João José Berredo, e a diretora adjunta de Relações Associativas, Geneide Palmeira Machado.