ANAJUR

Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União

Manhã de manifestações em ato pela aprovação da PEC 555/06

11/03/2015

A Anajur e as diversas entidades que representam os servidores públicos em todas as esferas participaram, na manhã desta terça-feira (11), de um grande ato pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 555/06 e rejeição das Medidas Provisórias 664/2014 e 665/2014. O evento ocorreu no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A PEC 555 determina o fim da contribuição previdenciária de servidores públicos aposentados. Já as MPs 664/14 e 665/14 mudam as regras para concessão de benefícios como pensão por morte, auxílio-doença, abono salarial, seguro-desemprego e seguro-defeso.

Diversos deputados compareceram ao evento e manifestaram apoio às causas dos servidores públicos. O primeiro a falar foi o deputado Chico Lopes (PCdoB/CE). Ele destacou a necessidade de um trabalho de mobilização dos parlamentares. “Vamos ter que visitar os deputados. Vamos ter que convencer o presidente da casa (Eduardo Cunha) a colocar para votação, pois não podemos ficar nessa ansiedade”, afirmou Chico Lopes.

O deputado Leonardo Quintão (PMDB/MG) lembrou da situação econômica atual do país. “O Brasil passa por uma crise institucional onde o governo declara que precisa recompor o seu caixa. Eu concordo com isso, mas não tirando dos trabalhadores, dos servidores públicos e dos aposentados. Isso nós não iremos aceitar aqui no Congresso Nacional”, enfatizou Quintão. Também discursaram no evento os deputados Roney Nemer (PMDB/DF), Gonzaga Patriota (PSB/PE), Rômulo Gouveia (PSD/PB), Paulo Paim (PT/RS), Jandira Feghali (PCdoB/RJ), entre outros.

A Anajur foi representada pelo Dr. Carlos Mota, em substituição à presidente Joana Melo, que participava de uma reunião na Advocacia-Geral da União. Carlos Mota foi o autor da PEC 555/06 enquanto exercia o mandato de deputado federal pelo estado de Minas Gerais. Durante seu discurso, ele lembrou a dificuldade que foi a propositura da PEC. “Quando apresentei a PEC, eu sofri retaliação, porque o governo de então já pressentia perda de receita, que a meu ver não era grande coisa, considerando o volume e a pujança de nosso orçamento”. Carlos Mota defendeu, também, uma maior participação dos servidores públicos na política.

A Anajur e as demais entidades continuarão irmanadas na luta pela aprovação desta importante PEC para todos os servidores públicos brasileiros.



Últimos Informes

Alerta de Golpe

Atenção aos golpes envolvendo pagamentos de precatórios. Fique atento! A OAB criou uma ferramenta que permite verificar se o advogado com quem está em contato está regularmente inscrito na Ordem: ConfirmADV.

Recesso 2024

A Anajur comunica aos associados que o expediente será realizado de forma remota, de 23/12/24 a 03/01/25. As atividades presenciais serão retomadas a partir do dia 06/01.

Recesso

Informamos aos associados que a Anajur estará de recesso entre os dias 20/12/2023 e 01/01/2024. O expediente retorna normalmente a partir de 02/01.

ANAJUR

Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União

ENDEREÇO

SAUS QD. 03 – lote 02 – bloco C

Edifício Business Point, sala 705

CEP 70070-934 Brasília – DF

CONTATO

(61) 3322-9054