ANAJUR

Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União

Manhã de manifestações em ato pela aprovação da PEC 555/06

11/03/2015

A Anajur e as diversas entidades que representam os servidores públicos em todas as esferas participaram, na manhã desta terça-feira (11), de um grande ato pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 555/06 e rejeição das Medidas Provisórias 664/2014 e 665/2014. O evento ocorreu no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A PEC 555 determina o fim da contribuição previdenciária de servidores públicos aposentados. Já as MPs 664/14 e 665/14 mudam as regras para concessão de benefícios como pensão por morte, auxílio-doença, abono salarial, seguro-desemprego e seguro-defeso.

Diversos deputados compareceram ao evento e manifestaram apoio às causas dos servidores públicos. O primeiro a falar foi o deputado Chico Lopes (PCdoB/CE). Ele destacou a necessidade de um trabalho de mobilização dos parlamentares. “Vamos ter que visitar os deputados. Vamos ter que convencer o presidente da casa (Eduardo Cunha) a colocar para votação, pois não podemos ficar nessa ansiedade”, afirmou Chico Lopes.

O deputado Leonardo Quintão (PMDB/MG) lembrou da situação econômica atual do país. “O Brasil passa por uma crise institucional onde o governo declara que precisa recompor o seu caixa. Eu concordo com isso, mas não tirando dos trabalhadores, dos servidores públicos e dos aposentados. Isso nós não iremos aceitar aqui no Congresso Nacional”, enfatizou Quintão. Também discursaram no evento os deputados Roney Nemer (PMDB/DF), Gonzaga Patriota (PSB/PE), Rômulo Gouveia (PSD/PB), Paulo Paim (PT/RS), Jandira Feghali (PCdoB/RJ), entre outros.

A Anajur foi representada pelo Dr. Carlos Mota, em substituição à presidente Joana Melo, que participava de uma reunião na Advocacia-Geral da União. Carlos Mota foi o autor da PEC 555/06 enquanto exercia o mandato de deputado federal pelo estado de Minas Gerais. Durante seu discurso, ele lembrou a dificuldade que foi a propositura da PEC. “Quando apresentei a PEC, eu sofri retaliação, porque o governo de então já pressentia perda de receita, que a meu ver não era grande coisa, considerando o volume e a pujança de nosso orçamento”. Carlos Mota defendeu, também, uma maior participação dos servidores públicos na política.

A Anajur e as demais entidades continuarão irmanadas na luta pela aprovação desta importante PEC para todos os servidores públicos brasileiros.



Últimos Informes

Recesso 2024

A Anajur comunica aos associados que o expediente será realizado de forma remota, de 23/12/24 a 03/01/25. As atividades presenciais serão retomadas a partir do dia 06/01.

Recesso

Informamos aos associados que a Anajur estará de recesso entre os dias 20/12/2023 e 01/01/2024. O expediente retorna normalmente a partir de 02/01.

EXPEDIENTE

A Anajur informa que, em razão do feriado distrital do dia do Evangélico, não haverá expediente nesta quinta-feira (30/11).

ANAJUR

Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União

ENDEREÇO

SAUS QD. 03 – lote 02 – bloco C

Edifício Business Point, sala 705

CEP 70070-934 Brasília – DF

CONTATO

(61) 3322-9054