Os líderes partidários da base governista concordaram em votar nesta semana apenas o novo Código de Processo Civil (CPC – PL 8046/10) e o projeto sobre o tamanho das bancadas dos estados na Câmara dos Deputados (PDC 1361/13). O anúncio foi feito ontem à noite pelo líder do Pros, deputado Givaldo Carimbão (AL), ao sair da reunião do Conselho Político com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto.
O Conselho Político é um grupo formado por presidentes e líderes dos partidos da base aliada ao governo no Congresso Nacional.
Segundo o deputado, não houve acordo para votar os demais itens da pauta, como o marco civil da internet (PL 2126/11) e o piso dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias (PL 7495/06).
Como essas propostas trancam a pauta de votações e impedem a análise de outros projetos de lei, o líder do Pros, deputado Givaldo Carimbão (AL), afirmou que os líderes vão sugerir a votação do novo CPC, que pode ser votado mesmo com a pauta trancada.
Carimbão destacou, ainda, não haver acordo sobre um ponto do CPC, mas avaliou que isso não deve impedir o andamento do projeto. Tal ponto seria a previsão de pagamento de honorários para advogados públicos, na forma de uma lei futura. PP e PMDB já apresentaram destaque para retirar o dispositivo do projeto.
O honorário é pago ao advogado que venceu a ação. Atualmente, nas ações em que o governo federal é vencedor, esse dinheiro é incorporado ao orçamento federal. Nos estados e municípios, há leis que permitem a aplicação desse dinheiro em fundos.
“Esse ponto não ficou definido ainda. Mas como há outras cinco etapas [de votação], a etapa em que não está essa questão poderá ser votada”, disse. O novo CPC é dividido em cinco partes: parte geral; processo de conhecimento e execução da sentença; procedimentos especiais; execução; e recursos. Os honorários estão na parte geral, cujo texto-base já foi aprovado pelo Plenário no dia 05 de novembro.
Fonte: Diretoria da Anajur, com informações da Agência Câmara.
Informamos aos associados que a Anajur estará de recesso entre os dias 20/12/2023 e 01/01/2024. O expediente retorna normalmente a partir de 02/01.
A Anajur informa que, em razão do feriado distrital do dia do Evangélico, não haverá expediente nesta quinta-feira (30/11).
Em virtude do feriado do Dia de Finados, a Anajur informa que o expediente da sexta-feira (3) será de forma remota.
ANAJUR
Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União
ENDEREÇO
SAUS QD. 03 – lote 02 – bloco C
Edifício Business Point, sala 705
CEP 70070-934 – Brasília – DF