
Apesar de pautada para votação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara nessa quinta-feira, dia 03, a proposta que garante equidade nas verbas indenizatórias não chegou a ser apreciada, considerando o cancelamento das sessões do colegiado.
A PEC 271/2013, de autoria do deputado Augusto Carvalho (PPS-DF), prevê a equidade nos valores das verbas indenizatórias para os servidores públicos federais.
De acordo com a proposta, os valores do auxílio-creche, do vale-transporte, do vale-alimentação e das diárias de viagem devem ser os mesmos para que os servidores federais tenham tratamento justo, evitando divisão no funcionalismo público civil.
Nas justificativas da proposição, o deputado Augusto Carvalho ressalta que um servidor do Poder Executivo recebe como verba de alimentação até R$ 340 mensais, enquanto no Legislativo o valor chega a mais de R$ 740. “O servidor de qualquer poder, seja do Executivo, seja do Judiciário, seja do Legislativo necessita alimentar-se e não há diferença entre um e outro, nem entre poderes, nem entre carreiras”, observa.
Tal proposta, inclusive, vai ao encontro dos pleitos dos associados da Anajur, no que tange a uniformização do valor do auxílio alimentação, conforme se depreende dos autos da Ação Ordinária n.º 0053056-11.2013.4.01.3400, em trâmite junto a 20ªVara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal, promovida pela atual Diretoria da entidade de classe.
Na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara, por sua vez, o relator, deputado Fábio Trad (PMDB-MS), emitiu parecer favorável à PEC.
Clique aqui e veja a íntegra do parecer.
O pleito para eleger a nova Diretoria será realizado dia 2 de dezembro de 2025, de forma online e epistolar. Também será possível votar presencialmente na sede da ANAJUR e via Correios.
A Advocacia-Geral da União ampliou os locais de atendimento prioritário de aposentados e pensionistas em todas as capitais do país. Mais informações em Notícias.
Atenção aos golpes envolvendo pagamentos de precatórios. Fique atento! A OAB criou uma ferramenta que permite verificar se o advogado com quem está em contato está regularmente inscrito na Ordem: ConfirmADV.
ANAJUR
Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União
ENDEREÇO
SAUS QD. 03 – lote 02 – bloco C
Edifício Business Point, sala 705
CEP 70070-934 – Brasília – DF