ANAJUR

Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União

Plataforma criada pela OAB permite verificação contra ‘golpe do falso advogado’

09/05/2025

Diante da multiplicação de fraudes em que criminosos se passam por advogados para aplicar golpes financeiros, o Conselho Federal da OAB resolveu agir com tecnologia. A entidade lançou a plataforma ConfirmADV, uma ferramenta digital que permite a qualquer cidadão verificar, em tempo real, se o advogado com quem está em contato está regularmente inscrito na Ordem.

A plataforma é o centro de uma campanha nacional de conscientização coordenada pela OAB com suas 27 seccionais. O objetivo: orientar a população, prevenir novas vítimas e proteger a confiança na relação entre cliente e advogado — que vem sendo explorada por golpistas para extorquir valores via PIX, sob o falso pretexto de liberação de verbas judiciais.

O funcionamento do sistema é simples: o cidadão acessa o site confirmadv.oab.org.br, informa o número de inscrição, o estado e o e-mail informado pelo suposto advogado. Um alerta é enviado ao e-mail do advogado, que precisa confirmar a solicitação em até cinco minutos. Se ele confirmar, o cliente recebe a autenticação validada. Se não houver resposta, os dois lados são notificados.

A plataforma é integrada ao Cadastro Nacional dos Advogados (CNA) e, segundo a OAB, representa um avanço na prevenção de fraudes que exploram dados públicos de processos judiciais e identidades reais de advogados — inclusive com uso de fotos e logotipos de escritórios.

“Prevenção é responsabilidade coletiva. E a tecnologia é nossa aliada na proteção da cidadania e da advocacia”, diz o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti.

Só em São Paulo, desde 2024, foram registradas 1,6 mil denúncias do chamado “golpe do falso advogado”. Em Minas, são 516. No Acre, quase 400. A estimativa é que milhares de vítimas em todo o país já tenham sido enganadas com abordagens feitas por aplicativos de mensagem.

Além do ConfirmADV, a campanha prevê a produção de cartilhas informativas, ações de capacitação da advocacia e articulação com as polícias civis nos estados. A OAB também orienta que toda tentativa de golpe seja registrada por meio de boletim de ocorrência e comunicada à seccional local.

Se a pessoa tiver sido vítima de um golpe ou já tiver realizado um pagamento indevido, a OAB também disponibilizou um canal de denúncias: https://fiscalizacao.oab.org.br. As informações serão encaminhadas para apuração e tratadas pelas seccionais responsáveis, em parceria com as autoridades competentes.

Como os golpes acontecem e medidas de prevenção

Os golpes geralmente começam com o acesso indevido a informações públicas de processos judiciais. Com esses dados, criminosos entram em contato com partes envolvidas nas ações — especialmente em causas com previsão de liberação de valores — se passando por advogados ou integrantes de escritórios. O contato ocorre, geralmente, por aplicativos de mensagens, com o uso de nomes reais, fotos e até logotipos, o que reforça a ilusão de legitimidade.

As vítimas, muitas vezes em situação de fragilidade emocional ou econômica, são induzidas a realizar pagamentos via PIX com a promessa de recebimento de valores judiciais.

A OAB Nacional traz orientações práticas para que os cidadãos possam identificar e evitar esse tipo de golpe. Entre os principais cuidados recomendados estão:

- Confirmar a identidade do advogado por meio dos contatos já conhecidos ou previamente informados no contrato de prestação de serviços;

- Evitar qualquer tipo de pagamento solicitado por mensagens ou ligações, sem a devida checagem;

- Desconfiar de pedidos urgentes de transferência via PIX, especialmente quando envolvem valores a serem supostamente liberados pela Justiça;

- Guardar prints de conversas e comprovantes, que devem ser levados à delegacia para registro de boletim de ocorrência.

As orientações são baseadas em experiências consolidadas por seccionais da OAB em todo o país e também em materiais de apoio desenvolvidos pelas comissões de prerrogativas e fiscalização.

confirmADV.jpeg

Fonte: CFOAB

Últimos Informes

Recesso 2024

A Anajur comunica aos associados que o expediente será realizado de forma remota, de 23/12/24 a 03/01/25. As atividades presenciais serão retomadas a partir do dia 06/01.

Recesso

Informamos aos associados que a Anajur estará de recesso entre os dias 20/12/2023 e 01/01/2024. O expediente retorna normalmente a partir de 02/01.

EXPEDIENTE

A Anajur informa que, em razão do feriado distrital do dia do Evangélico, não haverá expediente nesta quinta-feira (30/11).

ANAJUR

Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União

ENDEREÇO

SAUS QD. 03 – lote 02 – bloco C

Edifício Business Point, sala 705

CEP 70070-934 Brasília – DF

CONTATO

(61) 3322-9054