O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, rejeitou o Projeto de Lei nº 1473/2020, do deputado Felício Laterça, que propõe a extinção do Conselho Curador dos Honorários Advocatícios – CCHA. O parlamentar ainda propõe nova destinação aos recursos, que são de direito dos Advogados Públicos.
A proposta do parlamentar é que os recursos provenientes dos honorários deveriam ser destinados para “ações de combate à emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (pandemia Covid-19); redução do impacto negativo da pandemia na economia brasileira; e subsidiar o salário das pessoas em estado de hipossuficiência econômica”.
Conforme apurado pela Queiroz Assessoria, a proposta foi rejeitada por Arthur Lira por ir de encontro à Constituição Federal, sob a justificativa de vício de iniciativa. Foi concedido ao autor da matéria o prazo de cinco sessões para apresentar recurso ao Plenário acerca da decisão.
A Anajur seguirá acompanhando a tramitação da matéria e atuando na defesa dos direitos dos Advogados Públicos.
O pleito para eleger a nova Diretoria será realizado dia 2 de dezembro de 2025, de forma online e epistolar. Também será possível votar presencialmente na sede da ANAJUR e via Correios.
A Advocacia-Geral da União ampliou os locais de atendimento prioritário de aposentados e pensionistas em todas as capitais do país. Mais informações em Notícias.
Atenção aos golpes envolvendo pagamentos de precatórios. Fique atento! A OAB criou uma ferramenta que permite verificar se o advogado com quem está em contato está regularmente inscrito na Ordem: ConfirmADV.
ANAJUR
Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União
ENDEREÇO
SAUS QD. 03 – lote 02 – bloco C
Edifício Business Point, sala 705
CEP 70070-934 – Brasília – DF