
O senador Eduardo Gomes (PL/TO), relator da Proposta de Emenda à Constituição 10/2023, divulgou parecer pela aprovação da matéria, nesta quarta-feira (22/11). O substitutivo apresentado acolheu integralmente 8 emendas, e parcialmente outras quatro. A nova versão do texto inclui a Advocacia Pública e outras carreiras no rol de categorias beneficiadas pelo vencimento. O presidente da CCJ, senador Davi Alcolumbre (UNIÃO/AP), concedeu o pedido de vista coletiva da matéria, que deve retornar à pauta na próxima reunião do colegiado.
A isonomia e paridade das carreiras essenciais à Justiça são uma bandeira da Anajur e do Forvm Nacional de Advocacia Pública Federal – composto por Anajur Anauni, Anpprev e Sinprofaz. As entidades trabalharam no Senado Federal e no âmbito estadual para dialogar com parlamentares e angariar apoio às emendas acatadas no substitutivo apresentado pelo relator.
De acordo com o texto, receberão a parcela compensatória mensal de valorização por tempo de exercício magistrados, membros do Ministério Público, Ministros, Conselheiros de Contas, Advogados Públicos (“que, por previsão constitucional ou das respectivas leis de regência, sejam impedidos ou optem por não exercer a advocacia privada, poderão, por decisão do respectivo Poder em cada caso”), integrantes de carreiras jurídicas e Defensores Públicos.
Foto: Geraldo Magela/ Agência Senado
A solenidade de posse da nova gestão da ANAJUR será realizada em 16/12, a partir das 10h30, no Auditório Miguel Seabra Fagundes do Centro Cultural Evandro Lins e Silva, do Edifício da OAB.
O pleito para eleger a nova Diretoria será realizado dia 2 de dezembro de 2025, de forma online e epistolar. Também será possível votar presencialmente na sede da ANAJUR e via Correios.
A Advocacia-Geral da União ampliou os locais de atendimento prioritário de aposentados e pensionistas em todas as capitais do país. Mais informações em Notícias.
ANAJUR
Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União
ENDEREÇO
SAUS QD. 03 – lote 02 – bloco C
Edifício Business Point, sala 705
CEP 70070-934 – Brasília – DF
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO