ANAJUR

Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União

Senado Recebe Anteprojetos para Arbitragem e Mediação

04/10/2013

No último dia 02 de outubro, o grupo de juristas coordenado pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luis Felipe Salomão, entregou ao Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL) o texto dos projetos de lei relativos à reforma da Lei de Arbitragem e ao marco legal da mediação extrajudicional.

O grupo, que trabalhou cinco meses nos anteprojetos, quer estimular a arbitragem e a mediação como alternativas para desafogar a Justiça e dar mais rapidez aos processos litigiosos.

Dentre as inovações propostas, destaca-se, por exemplo, arbitragem para questões trabalhistas, contratos públicos e interesses dos consumidores.

O primeiro foi Projeto de Lei do Senado (PLS) 405/2013, que dispõe sobre a mediação extrajudicional; e o segundo foi Projeto de Lei do Senado (PLS) 406/2013, que amplia o âmbito de aplicação da arbitragem e dispõe sobre a escolha dos árbitros quando as partes recorrem a órgão arbitral, a interrupção da prescrição pela instituição da arbitragem, a concessão de tutelas cautelares e de urgência nos casos de arbitragem, a carta arbitral, a sentença arbitral e o incentivo ao estudo do instituto da arbitragem.

Segundo Salomão, “a mediação tende a ser mais utilizada para as demandas de massa, enquanto a arbitragem tende a se concentrar em questões de maior porte, por envolver valores maiores”.

Dentre as inovações propostas, destaca-se, por exemplo, arbitragem para questões trabalhistas, contratos públicos e interesses dos consumidores.

Clique aqui e veja a íntegra dos Projetos.

Clique aqui e veja a íntegra dos Projetos.

Fonte: Diretoria da Anajur, com informações do Jornal do Senado de 03/10/2013.

Últimos Informes

Auxílio-saúde: Março

O prazo para a comprovação das despesas com saúde referentes ao mês de março, conforme a regulamentação do Conselho Curador dos Honorários Advocatícios, encerra-se em 25/03.

Pesquisa QVT

A AGU convoca membros ativos, aposentados, servidores, estagiários e colaboradores a participarem da 3ª edição da Pesquisa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). O formulário estará disponível até o dia 06 de março.

Dia da Mulher

A ANAJUR convida para um coffee break especial no dia 10/03. O destaque da programação será a palestra "Mulheres em Espaços de Liderança", ministrada por Kaline Santos Ferreira, Coordenadora Nacional da CCAF/AGU.

ANAJUR

Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União

ENDEREÇO

SAUS QD. 03 – lote 02 – bloco C

Edifício Business Point, sala 705

CEP 70070-934 Brasília – DF

CONTATO

(61) 3322-9054

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

9h às 17h