Primeiro Tribunal Regional Federal criado após a promulgação da Constituição Federal de 198, o TRF6 é oficialmente instalado nesta sexta-feira (19), em Belo Horizonte. 18 desembargadores comerciais integram a composição inicial do novo tribunal e também tomar posse na ocasião. A solenidade ocorre às 16h, no Palácio das Artes, e será dirigida pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins. O evento será ao vivo no canal do STJ YouTube .
Uma das 18 cadeiras do TRF de Minas Gerais é da desembargadora federal Mônica Sifuentes, a única exclusiva do TRF1 que optou pela remoção para o novo tribunal. Como outras vagas são ocupadas por 13 juízes de carreira da Justiça Federal da 1ª Região, sete promovidas pelo critério de antiguidade e seis por mero cimento; dois advogados e dois membros do Ministério Público Federal.
Com a tarefa em min., Minas Gerais e TRF, na tentativa de execução do principal desafio do poder atual para executar a justiça e eficiente para a sociedade: a menor dificuldade para executar os conflitos .
Eciência processual é uma das empresas do ministro Humberto Martin sua gestão como presidente do STJ e do CJF. Entre as estratégias para a melhoria da gestão da prestação jurisdicional do Tribunal da Cidania para a criação do TRF6, dando sequência à ação iniciada na do ministro João Otávio de Noronha (2018-2020).
A nova corte será ágil, moderna Os processos brasileiros de um poder judiciário unidos à cidadania brasileira e segura. , que clama por um país mais justo, humano, próspero, igualitário e fraterno”, afirma o ministro Humberto Martins.
Confira a composição inicial:
Desembargadores nomeados por antiguidade:
– Vallisney de Souza Oliveira
– Ricardo Machado Rabelo
– Lincoln Rodrigues de Faria
– Marcelo Dolzany da Costa
– Rubens Rollo D’Oliveira
– Evandro Reimão dos Reis
– Derivaldo de Figueiredo Bezerra Filho
Desembargadores escolhidos pelo presidente a partir da lista do STJ:
– Klaus Kuschel
– André Prado de Vasconcelos
– Simone dos Santos Lemos Fernandes
– Luciana Pinheiro Costa
– Pedro Felipe de Oliveira Santos
– Miguel Ângelo de Alvarenga Lopes
Desembargadores nomeados a partir de listas tríplices de advogados:
– Flávio Boson Gambogi
– Grégore Moreira de Moura
Desembargadores nomeados a partir de listas tríplices de membros do Ministério Público Federal:
– Álvaro Ricardo de Souza Cruz
– Edilson Vitorelli Diniz Lima
*Com informações do STJ
A Anajur comunica aos associados que o expediente será realizado de forma remota, de 23/12/24 a 03/01/25. As atividades presenciais serão retomadas a partir do dia 06/01.
Informamos aos associados que a Anajur estará de recesso entre os dias 20/12/2023 e 01/01/2024. O expediente retorna normalmente a partir de 02/01.
A Anajur informa que, em razão do feriado distrital do dia do Evangélico, não haverá expediente nesta quinta-feira (30/11).
ANAJUR
Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União
ENDEREÇO
SAUS QD. 03 – lote 02 – bloco C
Edifício Business Point, sala 705
CEP 70070-934 – Brasília – DF