Brasília/DF | 30/09/2022
banner
post image
01/10/2020

Outubro Rosa


Criado desde o início da década de 1990, o Outubro Rosa representa um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA, órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento e coordenação das ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil, o câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras. Ele representa em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino.

Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento eficaz do câncer de mama. Por isso a importância de uma campanha de conscientização. A nossa saúde é um bem precioso. Devemos nos prevenir.

Para conhecer o trabalho do INCA, acesse: https://www.inca.gov.br/