O Forvm Nacional da Advocacia Pública Federal (Apbc, Apaferj, Sinprofaz, Anpprev, Anpaf, Anajur) e a Unafe procuraram ontem (30) a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para pedir apoio às principais demandas das carreiras.
A reunião ocorreu logo após o fechamento de acordo salarial no Ministério do Planejamento, e foi pautada por ofício encaminhado à OAB apresentando a insatisfação com a questão salarial, a necessidade de percepção de honorários e a possibilidade de exercício da advocacia privada.
Os dirigentes foram recebidos pelo secretário-geral da entidade, Marcus Vinícius Coêlho, que apoiou a sugestão de audiência pública para debater a questão dos honorários, com o tema: “Honorários para todos, um direito do advogado”. O secretário disse que levará a proposta para apreciação do presidente Ophir Cavalcante.
Os dirigentes reforçaram necessidade de apoio da OAB no combate ao sucateamento da Advocacia Pública Federal, que enfrenta progressiva evasão de quadros, falta de estrutura física, material, de prerrogativas e de transparência na gestão de pessoal e, ainda, o grande fosso remuneratório em relação às demais funções essenciais à Justiça.
Fonte: Forvm Nacional da Advocacia Pública Federal