Brasília/DF | 28/09/2022
banner
post image
19/08/2022

Tribunal Regional Federal da 6ª Região é instalado nesta sexta-feira, com transmissão ao vivo


Primeiro Tribunal Regional Federal criado após a promulgação da Constituição Federal de 198, o TRF6 é oficialmente instalado nesta sexta-feira (19), em Belo Horizonte. 18 desembargadores comerciais integram a composição inicial do novo tribunal e também tomar posse na ocasião. A solenidade ocorre às 16h, no Palácio das Artes, e será dirigida pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins. O evento será ao vivo no canal do STJ YouTube .

Uma das 18 cadeiras do TRF de Minas Gerais é da desembargadora federal Mônica Sifuentes, a única exclusiva do TRF1 que optou pela remoção para o novo tribunal. Como outras vagas são ocupadas por 13 juízes de carreira da Justiça Federal da 1ª Região, sete promovidas pelo critério de antiguidade e seis por mero cimento; dois advogados e dois membros do Ministério Público Federal.

Com a tarefa em min., Minas Gerais e TRF, na tentativa de execução do principal desafio do poder atual para executar a justiça e eficiente para a sociedade: a menor dificuldade para executar os conflitos .

Eciência processual é uma das empresas do ministro Humberto Martin sua gestão como presidente do STJ e do CJF. Entre as estratégias para a melhoria da gestão da prestação jurisdicional do Tribunal da Cidania para a criação do TRF6, dando sequência à ação iniciada na do ministro João Otávio de Noronha (2018-2020).

A nova corte será ágil, moderna Os processos brasileiros de um poder judiciário unidos à cidadania brasileira e segura. , que clama por um país mais justo, humano, próspero, igualitário e fraterno”, afirma o ministro Humberto Martins.

Confira a composição inicial:

Desembargadores nomeados por antiguidade:

– Vallisney de Souza Oliveira
– Ricardo Machado Rabelo
– Lincoln Rodrigues de Faria
– Marcelo Dolzany da Costa
– Rubens Rollo D’Oliveira
– Evandro Reimão dos Reis
– Derivaldo de Figueiredo Bezerra Filho

Desembargadores escolhidos pelo presidente a partir da lista do STJ:

– Klaus Kuschel
– André Prado de Vasconcelos
– Simone dos Santos Lemos Fernandes
– Luciana Pinheiro Costa
– Pedro Felipe de Oliveira Santos
– Miguel Ângelo de Alvarenga Lopes

Desembargadores nomeados a partir de listas tríplices de advogados:

– Flávio Boson Gambogi
– Grégore Moreira de Moura

Desembargadores nomeados a partir de listas tríplices de membros do Ministério Público Federal:

– Álvaro Ricardo de Souza Cruz
– Edilson Vitorelli Diniz Lima

*Com informações do STJ