A Diretoria da Anajur realizou, na manhã desta quarta-feira (10/04), a primeira reunião ordinária do colegiado em 2025. Durante o encontro, que ocorreu na sede da Associação, em Brasília, foi apresentado o resultado das ações do Departamento Jurídico no primeiro trimestre do ano e a atuação da Associação em prol das matérias legislativas de interesse da categoria. Os membros presentes também definiram o cronograma de atividades para os próximos meses, além de terem debatido novas ações de comunicação para alcançar mais associados.
JURÍDICO: O presidente da Anajur, Jarbas dos Reis, iniciou a reunião com a exposição dos resultados obtidos pelo Departamento Jurídico em favor dos associados ao longo do primeiro trimestre. Foram realizadas mais de 130 diligências em secretarias de varas, coordenadorias das turmas, gabinetes de juízes e desembargadores e junto à AGU, com o objetivo de agilizar o trâmite de demandas judiciais e administrativas dos associados da Anajur.
Entre os destaques da atuação do departamento jurídico no período, estão o depósito de 46 requisições de pagamento de pequeno valor; 59 precatórios inscritos que aguardam pagamento em 2025, referentes à reposição salarial de 28,86%, conversão de licença-prêmio em pecúnia e GDAJ 30%. Para 2026, existem 69 precatórios inscritos no orçamento. A Associação também vai priorizar a entrega dos cálculos para o início e individualização de algumas execuções, como a demanda coletiva sobre o pagamento da vantagem de 3,17%.
FRENTE LEGISLATIVA: As principais matérias de interesse da categoria, que estão em tramitação no Congresso Nacional, também estiveram em pauta. Jarbas dos Reis destacou a atuação da associação em prol da modernização da Lei Orgânica da AGU, tema discutido em reunião na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Lafayette de Andrada (REPUBLICANOS-MG).
O presidente também reiterou que a Anajur segue acompanhando de perto o andamento de importantes propostas que tramitam nas Casas Legislativas, como a autonomia da AGU, o fim da contribuição previdenciária para servidores aposentados (PEC Social) e a manutenção dos honorários de sucumbência.
CONGRESSO ANAJUR-ANPPREV: Os dirigentes da Anajur debateram, ainda, os preparativos para o evento conjunto realizado pela entidade junto à Anpprev, programado para ocorrer entre os dias 26 e 29 de agosto. No início de abril, as Associações definiram os tópicos a serem debatidos nos painéis da programação, que terá como tema central "Litigância contra o Poder Público e a Consensualidade na Administração Pública". Os associados da Anajur interessados em participar contarão com tarifa especial para hospedagem no Cullinan Hplus Premium.
COMUNICAÇÃO: Com o objetivo de aproximar ainda mais os associados, a Diretoria decidiu implementar uma lista de transmissão via WhatsApp para divulgar notícias da entidade.
A Anajur comunica aos associados que o expediente será realizado de forma remota, de 23/12/24 a 03/01/25. As atividades presenciais serão retomadas a partir do dia 06/01.
Informamos aos associados que a Anajur estará de recesso entre os dias 20/12/2023 e 01/01/2024. O expediente retorna normalmente a partir de 02/01.
A Anajur informa que, em razão do feriado distrital do dia do Evangélico, não haverá expediente nesta quinta-feira (30/11).
ANAJUR
Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União
ENDEREÇO
SAUS QD. 03 – lote 02 – bloco C
Edifício Business Point, sala 705
CEP 70070-934 – Brasília – DF