O Forvm Nacional da Advocacia Pública Federal (Anajur, Anpprev, Anpaf, Apbc, Apaferj e Sinprofaz) realiza hoje (7) o seminário O Novo Regime de Previdência Complementar do Servidor Público. O evento reuniu cerca de cem participantes apenas na parte da manhã, sendo que muitos vieram de outros estados.
O objetivo do seminário é discutir aspectos técnicos do regime complementar que entrou em vigor em fevereiro deste ano, substituindo a aposentadoria integral. Os profissionais da Advocacia Pública estão preocupados com o que foi considerado uma “privatização” da previdência do serviço público e com as consequências que a medida trará para o futuro das carreiras.
O presidente do Forvm, Heráclio Camargo, destacou que o seminário é importante para que todas as dúvidas e questões controvertidas sejam esclarecidas. “O quadro posto não é o ideal, mas temos que fazer o melhor dentro desta situação para garantir minimamente a efetividade do novo modelo”, ponderou. O presidente da Anpprev, Antonio Mota, agradeceu a presença de todos.
Ao apresentar dados gerais sobre o novo regime na abertura do seminário, o diretor presidente da Funpresp-Exe, Ricardo Pena, disse que o fundo de previdência tem hoje mil participantes de 65 patrocinadores, com recolhimento de R$ 500 mil por mês em contribuições.
Segundo Pena, 41% dos advogados públicos que tomaram posse desde fevereiro aderiram ao Funpresp. “É uma demonstracao de confiança na previdência complementar, que nao é privatizada, é para o servidor e do servidor”, destacou.
Além da presença dos dirigentes do Forvm e de integrantes da Advocacia Pública, o evento foi presitigiado por representantes de outras entidades sindicais, como a presidente do Sindireceita, Silvia Felismino; o presidente do Instituto Mosap, Edison Haubert; a presidente da Anfip, Margarida Araújo; além do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Forvm Nacional da Advocacia Publica Federal
Informamos aos associados que a Anajur estará de recesso entre os dias 20/12/2023 e 01/01/2024. O expediente retorna normalmente a partir de 02/01.
A Anajur informa que, em razão do feriado distrital do dia do Evangélico, não haverá expediente nesta quinta-feira (30/11).
Em virtude do feriado do Dia de Finados, a Anajur informa que o expediente da sexta-feira (3) será de forma remota.
ANAJUR
Associação Nacional dos Membros das
Carreiras da Advocacia-Geral da União
ENDEREÇO
SAUS QD. 03 – lote 02 – bloco C
Edifício Business Point, sala 705
CEP 70070-934 – Brasília – DF